top of page
Buscar

a próstata normal do cão

Devagarinho estamos conscientizando os tutores dos nossos pacientes da castração como forma a prevenir diversas patologias com envolvimento hormonal, e isso inclui as prostatopatias. Devemos lembrar ainda que a próstata é a única glândula acessória do sistema reprodutor masculino dos cães. Por isso, a avalição da próstata se faz necessária durante a varredura abdominal de rotina e saber o seu normal é fundamental para entendermos algumas patologias, então vamos lá?!


localização

A próstata é uma glândula localizada no espaço retrogenital, e temos algumas estruturas adjacentes que limitam-se com sua cápsula. Essas estruturas são: cranialmente temos a bexiga, ventralmente observamos a parede abdominal e/ou o assoalho pélvico (púbis/sínfise púbica) e dorsalmente o reto. A próstata ainda envolve a uretra pélvica, essa atravessa o parênquima prostático em sua porção mediana, discretamente dorsalmente. Saber quais são as estruturas que relacionam-se com a próstata é essencial para entender como as alterações prostáticas podem interferir na homeostase dessas estruturas.


formato

O formato de 'borboleta' que é muito comentado vai da imaginação de cada um. Ao corte transversal, a próstata apresenta um formato semi-oval, adotando aspecto bilobulado devido aos sulcos dorsal e ventral que ela apresenta em seu plano mediano. Ao corte longitudinal, cada lobo apresenta um formato oval, com seu maior eixo disposto longitudinalmente ao eixo do paciente.



varredura

A descrição do formato prostático já revela quais são os planos de imagem necessários para a avaliação prostática. Ao localizar o trígono vesical, o transdutor deve ser movido caudalmente onde facilmente a próstata é localizada. A varredura em plano transversal é necessária para observarmos seu formato e facilmente podemos observar a simetria dos lobos (esquerdo e direito). Esse plano de varredura deve ser realizado desde a face cranial até a sua face caudal, e vice-versa, para assegurar que toda sua extensão foi evidenciada. Girando o transdutor por 90° obtermos o plano transversal e da mesma forma, desde a face esquerda até a face direita, e vice-versa, o transdutor deve ser percorrido.



contornos

A próstata possui contornos bem definidos. Isso é possível graças a cápsula hiperecóica. A cápsula acompanha a textura do parênquima subcapsular adjacente, proporcionando uma superfície predominantemente lisa. Irregularidades da superfície prostática costumas estar associada a lesões subcapsulares.


parênquima

Predominantemente homogêneo e com aspecto relativamente grosseiro, quando comparamos com outros órgãos. Na minha opinião, é a estrutura que apresenta parênquima mais grosseiro de todas as que avaliamos na cavidade abdominal.


dimensões

Aqui o bicho pega hahaha! Os cães tem uma amplitude muito grande de tamanhos e isso se reflete nas dimensões de seus órgãos, e não seria diferente com a próstata né? Porém, temos um agravante: a próstata por ser uma (a única) glândula acessória do sistema reprodutor masculino dos cães, é totalmente dependente da testosterona. Ou seja: em pacientes que não possuem atividade hormonal intensa (como filhotes e senis), a próstata costuma ter dimensões menores quando comparado a pacientes com intensa atividade hormonal (adultos não castrados).


Padronização de cortes sugerida por Martins Junior (2006).

Assim como a varredura da próstata é realizada em dois planos de imagem, esses mesmos planos são necessários para realizar suas medidas. No corte transversal obtemos a largura da próstata, medindo desde a superfície da face esquerda até a superfície da face direita.

Algumas vezes a largura da próstata excede a área de varredura do transdutor linear, sendo necessário o uso da probe microconvexa ;)

Já no corte longitudinal, de cada lobo, obtemos o comprimento e a altura. Para comprimento, o cursos deve ser colocado da superfície cranial até a superfície caudal e para altura, da superfície dorsal à superfície ventral.

A maior altura é obtida em cada lobo, mas no trabalho de Martins Junior (2006) a altura foi obtida da superfície dorsal á ventral no plano mediano. Falando em Martins Junior (2006), é dele a referência que utilizo para dimensões da próstata.


Outras formas de avaliar as dimensões prostáticas é através do calculo de volume, que eu particularmente não utilizo.

e as alterações

Bom, esse post é sobre a próstata normal! E confesso que a maioria das lesões de próstata que observo não chegam a um diagnóstico definitivo, pela falta de histopatológicos. Mas é comum observarmos lesões focais (como cistos, cavitações, abscessos e nódulos) e lesões difusas (prostatites, hiperplasias e neoplasias).

Quem sabe se os seguidougs enviarem casos com diagnósticos conclusivos, a gente faz um post com participações especiais, pois é o que eu sempre digo: os seguidougs arrasam!


Se você quiser ler mais sobre a padronização dos cortes e os tamanhos da próstata, eis a referência:


MARTINS JUNIOR, R. Padronização das medidas da próstata de cães de diferentes pesos e idades pelo exame ultra-sonográfico. Programa de Pós-Graduação em Clínica Cirúrgica Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo, 2006


o conteúdo deste blog é destinado para médicos veterinários e estudantes de medicina veterinária

Blog Do Doug

Mattei Diagnóstico por Imagem em Medicina Veterinária Ltda.
CNPJ: 47.671.868/87 - E-mail: seguidoug@gmail.com
Endereço: Maria Povoa Braga, 918 - Campo Grande/MS

As políticas de reembolso e devolução estarão especificadas na compra e aquisição de cada produto ou serviço.

 

contato

Obrigado pelo envio!

2022 ©  blogdodoug.com

  • Facebook
  • Instagram
bottom of page