top of page
Buscar

achados ultrassonográficos em alvo


Tanto na medicina quanto na medicina veterinária, são adotadas algumas expressões para facilitar o entendimento de achados em que o entendimento da descrição pode ser difícil. Há uma vasta lista de expressões nesse sentido, como aspecto em folha, vértebra em borboleta, lesão em mancha, , donuts, e aspecto em alvo. E é sobre este último que falaremos hoje.


O aspecto em alvo é utilizado quando um achado, geralmente arredondado ou oval, apresenta diferentes ecogenicidades concêntricas, entre a periferia e o centro, ou em camadas concêntricas. Este achado pode ser encontrado tanto em órgãos ocos quanto em órgãos parenquimatosos. Porém, em cada um, está relacionado a processos patológicos diferentes que devem ser adequadamente estudados e exigem condutas totalmente diferentes.


em órgãos ocos

Notar o aspecto em alvo ao corte transversal uterino (imagem à esquerda). Imagem de caso clínico atendido pela minha amiga Yara Meireles (YMAX - Cuiabá/MT)
Intussuscepção uterina (Iimagem cedida pela minha amiga Yara Meireles - YMAX - Cuiabá/MT

Nos órgãos ocos, como intestino, estômago, útero e esôfago, o aspecto em alvo é observado ao corte transversal destas esturas. Este achado está totalmente relacionado a sobreposição das paredes e é um achado praticamente patognomônico de intussuscepção. A intussuscepção ocorre quando um segmento de órgão tubular envolve um segmento adjacente do mesmo órgão.


Comumente este achado está relacionado a processo obstrutivo. No intestino, é mais comum em filhotes com enterites, onde o peristaltismo aumentado e a dilatação dos segmentos intestinais predispõe a este processo. Também pode ser consequência da presença de corpo estranho (geralmente linear).

Notar o aspecto em alvo, ao corte transversal, de mais de um segmento intestinal. Neste caso a intussuscepção era consequência de um corpo estranho linear (notar pontos hiperecóicos formadores de sombra acústica intraluminais).
Intussuscepção intestinal associada a corpo estranho linear.

em órgãos parenquimatosos

Lesões focais nodulares em baço, com aspecto em alvo.

Nos oŕgãos parenquimatosos, como fígado, baço e testículo por exemplo, o aspecto em alvo é encontrado em alterações nodulares. A principal questão nessas situações é que lesões nodulares em aspecto em alvo comumente estão relacionados a processos neoplásicos com considerável grau/possibilidade de malignidade.




importância da descrição

Tanto a intussuscepção quanto as lesões focais de aspecto nodular em alvo são situações importantes que exigem tomadas de decisões precisas por parte do clínico responsável quanto dos tutores. Por isso a adequada descrição deste achado é de estrema importância. Então bora descrever?


Em órgãos ocos gosto de descrever da seguinte forma:

Ao corte transversal, observa-se sobreposição de camadas (multiplas) e concêntricas - aspecto em alvo.

Abaixo intussuscepção de intestino e útero (cortes transversal e longitudinal, respectivamente). Observem que o aspecto em alvo somente é visto no corte transversal da estrutura tubular que estamos avalando.


Já em orgãos parenquimatosos, descrevo assim:

Presença de área focal e de aspecto nodular, com limites bem definidos e discretamente irregulares, periferia hipoecóica e porção central ecogênica (geralmente heterogênea) - aspecto em alvo.

A periferia hipoecóica também é comumente descrita como halo hipoecóico.

Abaixo você confere uma lesão focal nodular em alvo em testículo e, em seguida baço (com quatro imagens nodulares em alvo, de diferentes tamanhos).


e em impressões diagnósticas?

- Aspecto intestinal compatível com intussuscepção.

- Hepatopatia/Esplenopatia focal de aspecto nodular (considerar processo neoplásico).


Mesmo que o aspecto em alvo em orgãos parenquimatosos esteja intimamente relacionado com neoplasias malignas, a possível natureza celular da neoplasia não pode ser discriminada no laudo/relatório, esta é uma função dos exames histopatológicos (aaaaas vezes, citológicos).

Então, neste caso, cabe um comentário no final do laudo/relatório:

- Lesões hepáticas/esplênicas nodulares em alvo costumam estar associadas a processos neoplásicos com considerável possibilidade de malignidade. Cito/Histopatologia é necessária para adequado diagnóstico.


Infelizmente, os achados em alvo dos órgaos parenquimatosos que exemplifiquei aqui, não tive retorno quanto a histopatologia das lesões.


um adendo

No útero, em topografia de cévix, podemos encontrar imagem em alvo em pacientes que não possuem obrigatoriamente intussuscepção. Neste caso o achado em alvo esta relacionado a hiperplasia de cérvix.


Espero que tenham gostado, seguidougs, desse resumo e das dicas!



o conteúdo deste blog é destinado para médicos veterinários e estudantes de medicina veterinária

Blog Do Doug

Mattei Diagnóstico por Imagem em Medicina Veterinária Ltda.
CNPJ: 47.671.868/87 - E-mail: seguidoug@gmail.com
Endereço: Maria Povoa Braga, 918 - Campo Grande/MS

As políticas de reembolso e devolução estarão especificadas na compra e aquisição de cada produto ou serviço.

 

contato

Obrigado pelo envio!

2022 ©  blogdodoug.com

  • Facebook
  • Instagram
bottom of page