top of page
Buscar

colelitíase intra-hepática

As litíases podem se formar e serem encontradas em qualquer porção do trato biliar, que inclui os canalículos biliares intra-hepáticos, as vias biliares intra-hepáticas, a vesícula biliar, o ducto hepático e ducto biliar comum.

A composição da litíase observada não pode ser determinada pela imagem ultrassonográfica. Entretanto, sabemos que os cálculos de colesterol costumam ter um núcleo anecóico/hipoecóico, envolto por minerais e sais biliares hiperecóicos, dando ao cálculo um aspecto de cisto, sendo assim muitas vezes chamado: cálculo cístico.

nesta aula-post discutimos os nomes das litíases encontradas no sistema biliar e em outros sistemas

achados ultrassonográficos

Quando intra-hepáticos ou em colédoco, as litíases costumam promover ectasia da via biliar da qual estão inseridos (ectasia secundária ao processo inflamatório gerado pela litíase ou mesmo por processo de obstrução parcial).

Já na vesícula biliar, a dilatação só ocorre se estiver em região de colo ou ducto cístico, promovendo algum grau de processo obstrutivo. Ainda na vesícula biliar, costumam gerar colecistite, caracterizada nesses casos pela presença de pontos ecóicos flutuantes e/ou sedimentados e pela irregularidade de superfície interna da parede, geralmente com espessamento dessa parede.


As litíases costumam ter interface hiperecóica com formação de sombra acústica, com formato geralmente arredondado ou oval, e dimensões variadas.

Portanto, a descrição ultrassonográfica deve incluir quais destes achados acima estão presentes.



aqui temos um post sobre colecistolitíase, da uma conferida =)

achado de exame?

Sim, as colelitíases podem ser um achado de exame, uma vez que nem sempre produzem sinais clínicos suficientes para que estejam nas suspeitas clínicas dos pacientes encaminhados para ultrassonografia.

De todo modo, os sinais clínicos serão totalmente dependentes da localização da colelitíase, por exemplo: - nas vias biliares intra-hepáticas, não costumam gerar alterações clínicas;

- na vesícula biliar, dor é um sinal importante, principalmente se associada ao processo obstrutivo;

- em ducto biliar comum, comumente gera obstrução, associada a dor e nesse caso, maiores chances de icterícia.


sobre o caso da imagem

Nossa paciente é uma Shih-Tzu adulta, encaminhada para ultrassonografia depois que seu check-up hematológico apresentou aumento de ALT e FA. Durante o exame ultrassonográfico, o fígado apresentada dimensões preservadas; Contornos bem definidos com superfície lisa; Bordas afiladas; Parênquima discretamente hiperecóico, com aspecto grosseiro, discreta evidenciação vascular e presença de estruturas arredondadas, hiperecóicas, que medem entre 0,2cm e 0,65cm e formadoras de sombreamento acústico em topografia de vias biliares intra-hepáticas, com discreta colangiectasia adjacente. Vesícula biliar sob moderada repleção por conteúdo luminal anecóico e discreta a moderada quantidade de pontos ecóicos flutuantes e sedimentados.


o conteúdo deste blog é destinado para médicos veterinários e estudantes de medicina veterinária

Blog Do Doug

Mattei Diagnóstico por Imagem em Medicina Veterinária Ltda.
CNPJ: 47.671.868/87 - E-mail: seguidoug@gmail.com
Endereço: Maria Povoa Braga, 918 - Campo Grande/MS

As políticas de reembolso e devolução estarão especificadas na compra e aquisição de cada produto ou serviço.

 

contato

Obrigado pelo envio!

2022 ©  blogdodoug.com

  • Facebook
  • Instagram
bottom of page