Recentemente comentamos aqui no blog sobre o edema de parede gástrica (se você não viu esse post, clique aqui). E assim como qualquer órgão, o pâncreas pode sofrer com edemas.
causas
A hipoproteinemia e suas mais diversas origens (aumento da perda, diminuição da síntese, diminuição da ingestão ou diminuição da absorção) é uma causa comum de edema pancreático, pois promove o acúmulo de líquido livre abdominal e consequente edema pancreático. Outras efusões (além da ascite, por hipoproteinemia) também podem promover edema pancreático, mas bem menos frequente.
Outra causa comum de edema pancreático é a hipertensão portal. Neste caso, o aumento da pressão hidrostática dentro dos vasos portais promove o extravasamento de fluidos intravasculares para o espaço intersticial e cavidade abdominal.
No caso de hipertensão portal, o diagnóstico é realizado mensurando-se a velocidade do fluxo portal através do Doppler e, outros achados comuns ao modo B são dilatação dos vasos portais, tortuosidade da veia porta principal, formação de eco de contraste espontâneo na veia porta (e suas tributárias), edema de parede gástrica e de vesícula biliar, efusão abdominal e até mesmo formação de shunts adquiridos.
caracterizando o edema pancreático
Na superfície do pâncreas observamos vários "gominhos" que são os lóbulos, e as fissuras interlobulares, que são aqueles "risquinhos", o espaço que contorna cada lóbulo. Algumas vezes a efusão abdominal aumenta o espaço das fissuras interlobulares, e aí caracterizamos o edema pancreático interlobular.
O conteúdo anecóico promove um espessamento das fissuras interlobulares, consequentemente a espessura total do pâncreas, aumenta. É comum que o parênquima pancreático possa parecer mais hiperecóico. Porém, preste muita atenção para afirmar isso, pois o que pode ocorrer é um aumento do contraste da efusão com esse parênquima, gerando uma hiperecogenicidade fake, ok?
O edema pancreático em si não tem um grande impacto clínico, mas devemos saber caracteriza-lo para não confundirmos com uma pancreatite, pois essa sim exige uma terapêutica apropriada e urgente.
Sinceramente? O edema pancreático interlobular é um dos achados abdominais mais bonitos, pois conseguimos, geralmente, observar a anatomia pancreática todinha!
E vocês, já pegaram edema pancreático?
Comments