top of page
Buscar

protocolos de varredura abdominal

Sim seguidougs! Nossa avaliação precisa ter um começo, meio e fim! Você já tem seu protocolo de varredura estabelecido? Não? Então vamos lá!


o que é protocolo de varredura

Você certamente já acompanhou um colega realizando o exame e percebeu que ele começa pela bexiga e vai até o fígado! Ou começa do fígado e desce pelo abdômen até encerrar o exame na bexiga né? Pois bem, isso é um protocolo de varredura!

Nosso subconciente cria engramas que nos guiam por onde começar, para onde ir e qual caminho percorrer para chegar ao final. O protocolo de varredura abdominal deve incluir todas as estruturas abdominais.

importância

O objetivo do protocolo de varredura é fazer com que todas as estruturas sejam avaliadas, e que ao final do exame você tenha a certeza de que tudo foi adequadamente visto e documentado. Ter um protocolo é importante para que você tenha segurança em seu exame e, devo lhe dizer que o protocolo de varredura é importante para todas as modalidades de ultrassonografia, que incluem abdominal, gestacional, cervical, e quais mais você realize.


como ter meu protocolo de varredura?

Infelizmente não existe uma fórmula mágica para você ter seu protocolo de varredura, e também não vem nenhum manual de instruções como bônus em algum curso (fica a dica). Mas existem algumas situações que te ajudam:

1) Em cursos presenciais

Nos cursos presenciais você tem a chance de estar lado a lado com professores que geralmente são referências e tem bastante experiência, então aproveite essa oportunidade e observe o modo que ele faz a varredura abdominal. Se for o caso, pergunte! Bons professores adoram transmitir o que sabem!


2) No seu dia-a-dia

Conforme você pratica, aprende e cria suas próprias experiências, você vai tendo mão e percebe por onde tem mais facilidade em começar ou terminar seu exame.


3) E o seu protocolo doug?

Bem, eu começo pela bexiga! Ao fazer os dois cortes dela, também já observo o cólon! Se for fêmea, ali já observamos também o corpo uterino e se for macho, vou um pouco caudal para fazer os cortes de próstata. Da regiçao da bexiga, sigo varrendo para o rim esquerdo, ao fazer os cortes dele, se for o caso, já observo ovário esquerdo. Imediatamente após avaliar o rim, já avalio a adrenal esquerda também.


Do rim esquerdo escorrego o transdutor pelo abdômen até o rim direito. Percebam que da bexiga até o rim direito já passei por quase metade do abdômen (e vou observando o trajeto, claro).


Ali faço os cortes de rim direito, se for o caso, de ovário direito também e já faço os cortes da adrenal direita. Do rim direito sigo para o fígado e vesícula biliar, depois estômago e baço (percebam que eu fiz um zigue-zague no abdômen, então se houver algo muito anormal, dificilmente não será observado).

Na sequência vou para o piloro, sigo o duodeno e avalio os seguimentos intestinais.

Aí, faço a troca de transdutor (geralmente inicio pelo microconvexo e troco para o linear) para ir a pontos específicos buscar mais qualidade de imagem, se possível e necessário.


Por fim, observo os testículos e deixo para o final de tudo se há alguma avaliação "extra-abdominal" como algum aumento de volume perineal para busca de hérnia, por exemplo.

Muito raramente eu pulo alguma etapa desse meu protocolo de varredura, uma das condições é alguma suspeita de hérnia inguinal que se eu deixar para o final pode ser que ela se desfaça e eu perca informações.

Algumas vezes é necessário acrescentar varreduras, como avaliar o paciente em estação para pesquisa de corpo estranho gástrico ou para acesso paralombar e tentar avaliar os rins em caso de muita efusão abdominal.

Esse é o protocolo de varredura mais correto? Não sei, na minha rotina é o mais otimizado, que atende as minhas necessidades de exame e tem funcionado comigo. Somos tantos ultrassonografistas,com tantas experiências diferentes, que cada um pode ter um protocolo de varredura próprio.



o conteúdo deste blog é destinado para médicos veterinários e estudantes de medicina veterinária

Blog Do Doug

Mattei Diagnóstico por Imagem em Medicina Veterinária Ltda.
CNPJ: 47.671.868/87 - E-mail: seguidoug@gmail.com
Endereço: Maria Povoa Braga, 918 - Campo Grande/MS

As políticas de reembolso e devolução estarão especificadas na compra e aquisição de cada produto ou serviço.

 

contato

Obrigado pelo envio!

2022 ©  blogdodoug.com

  • Facebook
  • Instagram
bottom of page