top of page
Buscar

sobre o 7º Encontro NAUS

No último final de semana, dias 04 e 05 de maio, aconteceu em São Paulo/SP a sétima edição do Encontro Internacional NAUS. E claro que eu vim comentar com vocês algumas das minhas colocações sobre o evento.


Hands on ultrassom Mindray
Meu primeiro grupo Hands On com o Vetus E7

No sábado, aconteceu na sede do NAUS o Hands On. O Hands On é uma atividade totalmente prática, onde os alunos ficam divididos em grupos para praticar as técnicas de varredura orientadas pelos professores que, neste ano foram o Professor Dr. Hernán Fominaya (diretamente da Espanha, orientando no Hands On de vias biliares e pâncreas) e a Professora Camila Luba, Diretora Clínica e professora de diversos cursos do NAUS (orientando no Hands On de Doppler renal).

Hands On ultrassonografia Esaote
Meu segundo grupo Hands On com o X8

O foco do Hands On não é ensinar patologias, fisiologia nem nada assim, é colocar a mão na massa (ou menor, na probe e no paciente) e praticar as dicas ministradas. Neste ano eu pude participar como professor auxiliar em dois grupos de alunos de Doppler Renal, e preciso dizer que 'meus alunos' arrasaram! Se saíram muito bem. No primeiro grupo utilizamos o meu queridinho Vetus E7, da Mindray! E no segundo grupo utilizamos o imponente X8 da Esaote.


Douglas Rodrigo Mattei
Apresentando a Professora Cibele para sua primeira palestra

O segundo dia é quando o Encontro realmente acontece. Auditório cheio para assistir palestras escolhidas a dedo pela comissão organizadora. As palestras do Professor Hernán foram recheadas de casos clínicos da rotina, uma característica que a Professora Cibele sempre buscou em todos os encontros, pois a gente sabe que os casos de rotina são os que fazem a coisa acontecer! Muitos casos de processos obstrutivos intestinais, neoplasias abdominais, e, assustado com o número de casos que ele atende de ruptura de vesícula biliar!


Professor Hernán Fominaya
Professor Hernán Fominaya palestrando sobre processos obstrutivos de difícil diagnóstico
Camila Luba
Camila Luba feliz em falar de pâncreas

A Camila Luba arrasou muito na sua palestra de pâncreas, mostrando casos da rotina, dicas de interpretação das imagens e até mesmo algumas informações sobre as técnicas mais avançadas de diagnóstico ultrassonográfico. Acredito que todos os congressistas adoraram e ficaram com mais vontade de fazer ultrassonografia de pâncreas.

O professor Eduardo Davino foi quem iniciou as palestras, trazendo a realidade da Inteligência Artificial, que esta no nosso dia a dia e as vezes nem percebemos.

Professor Eduardo Davino Chiovatto
Professor Eduado Davino Chiovatto

Preciso confessar que a minha palestra preferida foi a de ondas Doppler, da Professora Cibele. Ela trouxe informações novinhas sobre o que há de mais novo, inclusive termos que estão entrando em consenso para que tentemos padronizar nossos relatórios. Ela inclusive se lembrou de eu ter questionado uma certa vez (e nem eu me lembro disso haha) dessa falta de padronização, descrições diferentes para as mesmas morfologias de onda, e isso confunde muito a nós mesmo ultrassonografistas, imagine aos demais profissionais.

Professora Cibele Carvalho
Professora Cibele Carvalho feliz em compartilhar seu conhecimento

Outra palestra da professora Cibele foi mostrar como a associação de várias modalidades de ultrassonografia (modo B, Doppler, elastografia e contraste por microbolhas) pode aumentar, e muito, a precisão diagnóstica das lesões focais, tanto hepáticas quanto esplênicas. Aqui ainda, uma monção honrosa: apesar de estarmos falando atualmente sobre estas técnicas, já fazem muitos anos que a professora Cibele estuda, fala e discorre sobre estas técnicas, sendo convidada para falar sobre este assunto desde a década passada, principalmente fora do Brasil.

Ao final de sua ultima palestra (aquela sobre Doppler), a Sâmara, organizadora deste 7º Encontro NAUS queria parabenizar a Professora Cibele e entregar um presente, que viria após as perguntas da plateia. Como o assunto era onda Doppler, eu imaginei que não haveriam muitas perguntas então me encarreguei de eu mesmo fazer várias perguntas para que o pessoal da organização ganhasse tempo de preparar tudo.


Douglas Mattei
Aqui eu estava formulando uma pergunta para a professora Cibele (vamos ganhar tempo organização)

Claro que grande parte da importância do evento está em fazer contatos, conhecer e rever amigos, colegas e os lindos seguidougs! Poder rever e conhecer vocês torna tudo mais especial! A seguir uma galeria de fotos dos seguidougs que eu encontrei nos arquivos secretos NAUS e com alguns pude registrar junto os momentos! Confira se não tem alguma foto sua na galeria abaixo!



Não podia deixar faltar o elogio a toda equipe NAUS. Parece que não mas todo mundo trabalha muito para que este evento lindo aconteça. Neste ano, parabéns especial a Sâmara que abraçou esse desafio e fez o evento acontecer!



E ao final do evento, além de já pensar em novidades para o Encontro do ano que vem, eu ficava imaginando em quantas aulas preciso atualizar com essa revolução de novas informações adquiridas neste dia tão especial.


Comments


bottom of page